Serviços

Primeira Habilitação

Pré-requisitos e documentos necessários:
Possuir 18 anos completos;
Saber ler e escrever (não é necessário 2º grau);
Documento Oficial com foto: RG, passaporte, carteira de trabalho, reservista;
Documento CPF;
Comprovante original de residência (conta de água, luz ou telefone) emitido há no máximo 90 dias. (clique para maiores informações).



Etapas da primeira habilitação:

1ª Etapa: Biometria e exames médico e psicológicos: Foto e digitais (biometria) colhidas em um dos postos de atendimento do Detran em Londrina.
Na volta realizamos o agendamento das próximas etapas para a comodidade do aluno:
Exame psicotécnico (composto de duas etapas: individual e coletivo).
Exame de sanidade (exame médico).
Os exames de Sanidade e Psicotécnico são realizados em Clínicas Credenciadas pelo DETRAN/PR (ver relação de clínicas).

2ª Etapa: curso teórico:
Atualmente o aluno deve freqüentar 45 (quarenta e cinco) horas/aulas teórico/técnicas, divididas durante 12 (doze) dias da semana, ou seja, de segunda a sábado, e na semana seguinte, novamente de segunda a sábado, com duração diária de 4 (quatro) horas. Nossos clientes podem optar pelo turno que melhor atenda a sua disponibilidade de horário: matutino (08hs até 12hs); vespertino (14hs até 18hs); noturno (19hs até 23hs).
As matérias ministradas são as seguintes: Legislação de trânsito; Meio- ambiente e Cidadania; Primeiros Socorros; Direção Defensiva e Mecânica Básica. Todas estas matérias poderão ser cobradas no exame de Legislação realizadas pelo DETRAN.
Para avaliarmos o desempenho individual de cada aluno, ao último dia de curso é aplicado um teste similar ao do DETRAN, ocasião em que é verificado o índice de aproveitamento do curso pelo candidato, e por conseguinte, se o mesmo está apto ou não para realizar o exame de legislação. Material didático utilizado: Livros; Apostila; Provas similares; Vídeos; Transparências em retro-projetor; dentre outros.
Você terá acesso a simulados teóricos exclusivos através do nosso site, além de todo acompanhamento dos instrutores para dúvidas e questionamentos.

3ª Etapa: exame teórico (feito em um dos postos de atendimento do Detran em Londrina)
Exame agendado após comparecimento em 100% das aulas teóricas e também desde que esteja aprovado nos exames médicos.

4ª Etapa: aulas práticas:
As aulas de carro são direcionadas para aprendizagem urbana, com ênfase no percurso escolhido pela CIRETRAN de Londrina. Os alunos da Autoescola Acadêmica exercitam tarefas exigidas pelos examinadores do DETRAN, tais como: conversão à direita e à esquerda, alinhamento do veículo na via, paradas em aclives íngremes, baliza, obediência em sinalização, dentre outros.
Oferecemos aula de reciclagem, inclusive em rodovias, para quem tem habilitação, e quer atualizar, renovar e aprimorar seus conhecimentos acerca do trânsito como um todo. A Autoescola Acadêmica possui profissionais altamente qualificados e preparados para atender os seus anseios.

Aulas de moto A aprendizagem e prática de direção veicular para veículos de duas rodas é feita em pista fechada, com toda a segurança que se espera para este aprendizado. Em nossa pista de moto você fará todas as manobras exigidas no exame prático pelo DETRAN.
As aulas de moto serão feitas 100% delas dentro da nossa pista de moto Importante: Nossa pista de treinamento de moto fica localizada no centro de Londrina. É muito mais conforto e qualidade para você.
Sistema on line para acompanhamento das suas agendas de aulas e exames práticos.

5ª Etapa: exame prático de direção:
Acesse o manual de procedimento para o exame prático (download do manual de procedimento).

Inclusão para as categorias (A ou B)

Inclusão de categoria


Pré-requisitos e documentos necessários:
Documento de habilitação (CNH)
Comprovante original de residência (conta de água, luz ou telefone) emitido há no máximo 90 dias. (clique para maiores informações).
Podem solicitar a inclusão de categoria os condutores que possuam CNH, que desejem incluir categoria ou habilitar-se para condução de veículos de outras categorias, desde que não tenham cometido infração grave, gravíssima, ou sejam reincidentes em infração média, nos doze meses anteriores à solicitação. Exigências:
CATEGORIA A - deverá estar habilitado em qualquer uma das demais categorias, independente de quanto tempo;
CATEGORIA B - deverá estar habilitado na categoria A, independente de quanto tempo;
CATEGORIA C - deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B;
CATEGORIA D - deverá ser maior de 21 anos e estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria B ou um ano na C.
CATEGORIA E - deverá ser maior de 21 anos e estar habilitado no mínimo há um ano na categoria C ou D.
Para os candidatos que exerçam ou venham a exercer atividade remunerada com o transporte de bens ou pessoas será obrigatório submeter-se a Avaliação Psicológica específica (Avaliação Psicológica EAR).

EAR – Exerce Atividade Remunerada


O que é o EAR?
O condutor que exerça atividade remunerada de bens ou pessoas, de acordo com a Resolução 168/04, Art. 4º - 1º e Art. 6º - 2º do CONTRAN, está obrigado a declarar essa condição perante o órgão de trânsito para fins de constar o registro do EAR (exerce atividade remunerada) no campo de observação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A medida abrange motoristas de caminhão, de ônibus, taxistas, mototaxistas, motoboys, entregadores de pizzas, peças, produtos, entre outros.

Como solicitar o EAR?
A inclusão do EAR poderá ser solicitada no momento da abertura de qualquer processo de habilitação.

Renovação da CNH

Documentos necessários: Documento de habilitação (CNH); Documento de Identidade (necessário somente no caso do RG ser de outro estado). Para renovar sua habilitação basta levar seus documentos até a Autoescola Acadêmica e solicitar o serviço. Será agendado dia e horário de sua preferência para realização da captura de foto e biometria. (Este procedimento será feito uma vez a cada 10 anos). Em seguida será agendo seu exame de sanidade (exame de vista) em uma das clínicas credenciadas. Você poderá escolher os dias e horários disponibilizados pela clínica.Após aprovado no exame, basta aguardar sua habilitação que será enviada direto para sua residência pelo correio.

Habilitação vencida há mais de 5 anos?


Você precisará passar pela prova teórica ou CURSO realizado na própria autoescola, o qual dispensa a necessidade de prova. EAR – Exerce Atividade Remunerada.Para os candidatos que exerçam ou venham a exercer atividade remunerada com o transporte de bens ou pessoas será obrigatório submeter-se a avaliação psicológica específica (Avaliação Psicológica EAR)

EAR – Exerce Atividade Remunerada


O que é o EAR?
O condutor que exerça atividade remunerada de bens ou pessoas, de acordo com a Resolução 168/04, Art. 4º - 1º e Art. 6º - 2º do CONTRAN, está obrigado a declarar essa condição perante o órgão de trânsito para fins de constar o registro do EAR (exerce atividade remunerada) no campo de observação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A medida abrange motoristas de caminhão, de ônibus, taxistas, mototaxistas, motoboys, entregadores de pizzas, peças, produtos, entre outros.

Como solicitar o EAR?
A inclusão do EAR poderá ser solicitada no momento da abertura de qualquer processo de habilitação.

Curso para a Renovação da CNH

Quem precisa fazer?


Quem está com a CNH vencida há mais de 5 anos.
Ou quem reprovar por duas vezes na prova eletrônica do Detran para renovação da CNH
O Curso tem duração de 15 horas/aula. Fazendo o curso, o candidato fica dispensado de fazer qualquer prova para renovar sua habilitação.
Após a conclusão do curso será agendado o exame de Sanidade (Exame de Vista) feito em uma das Clínicas Credenciadas pelo Detran.
Você poderá escolher os dias e horários disponibilizados pela Clínica.
Após aprovado no Exame, basta aguardar sua Habilitação que será enviada direto para sua residência pelo correio.

Reciclagem para condutor infrator

Procedimentos:


Entregar a Habilitação em algum posto do Detran para iniciar a contagem dos dias de suspensão.
Realizar a captura de Foto e Biometria no Detran.
Fazer sua matrícula na Autoescola Acadêmica.
O curso tem duração 30 horas/aula. Entre em contato para conferir nossas turmas.
Após a realização do curso e também após cumprir o prazo da suspensão estipulado pelo Detran, o motorista poderá retirar sua habilitação.

Sobre o medo de dirigir

Suores, tremedeira e taquicardia são alguns dos sintomas dessa fobia que acaba com a sua autoestima, mas pode ser curada.

Colocar o cinto de segurança, girar a chave, engatar a marcha e acelerar. Essa seqüência de ações que fazem parte do cotidiano de muita gente é um verdadeiro transtorno para uma parcela da população que sofre de um mal: o medo de dirigir.
A psicóloga da autoescola Acadêmica, Juliana Bordin, é especialista no atendimento às pessoas com fobia de dirigir e explica: “São muitos os motivos que levam a esse bloqueio, desde traumas até a própria complexidade do trânsito, que deixa as pessoas inseguras”.
Além de ser um problema limitante, pois a pessoa depende sempre de terceiros para se locomover, ele não atinge só a vida prática e pode abalar os relacionamentos e, principalmente, a autoestima.

Enfrente o medo

Segundo a psicóloga, o melhor jeito de vencer o medo é encará-lo de frente. Porém, como se trata de um receio especifico, que exige o domínio de uma técnica para que o paciente se sinta mais seguro, é necessário que se passe por uma reaprendizagem. "Nosso tratamento envolve o lado prático e psicológico. Trabalhamos sempre conversando e acompanhando os pacientes em todas as aulas", explica a psicóloga. Não há tempo determinado para a cura. E o custo pode variar de acordo com cada caso. De acordo com a psicóloga, "Na clínica são abordados aspectos mais abrangentes do que o medo de dirigir, pois o medo é decorrente de outros fatores que precisam ser abordados nos encontros”. No entanto, apenas o trabalho psicológico não basta. É preciso levar o aluno às aulas práticas. “Conciliando os encontros em clínica e as aulas nas ruas, conseguimos resultados maravilhosos, e ajudamos muitas pessoas a superar o medo de dirigir.

Permissão Internacional para Dirigir

PID – Permissão Internacional para DirigirHabilitação Internacional A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é o documento que habilita um cidadão a conduzir veículos automotores de sua categoria em territórios estrangeiros. Somente os países signatários da Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário e países com o princípio da reciprocidade com o Brasil ou Portugal aceitam este documento. No Brasil, este documento é muitas vezes conhecido como Carteira Internacional de Habilitação.Para obter a permissão o condutor deverá possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devendo esta estar vigente. O prazo de validade da PID, a categoria da habilitação e as restrições médicas são as mesmas referentes a CNH e na hipótese de ocorrer qualquer alteração no cadastro do condutor a mesma deverá ser incluída no respectivo documento internacional de habilitação. Para solicitar a sua Permissão Internacional para Dirigir, basta apresentar sua CNH na Autoescola Acadêmica.

Relação de países onde a Permissão Internacional para Dirigir é aceita, por meio da Convenção de Viena:


África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro – Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.Em razão do Princípio de Reciprocidade a PID será aceita nas seguintes localidades:Angola, Argélia, Austrália, Canadá, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Gabão, Gana, Guatemala, Guiné-bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Indonésia, Líbia, México, Namíbia, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Dominicana, São Tomé e Príncipe e Venezuela.

Curso para Empresas

Nos últimos anos, diversas empresas investiram na reciclagem e na atualização de seus motoristas através do curso de Direção Segura, comprovando a redução no envolvimento em acidentes.

Este curso é disponibilizado em módulos e distribuído de acordo com a disponibilidade da empresa. Podem ser ministrados na sala de treinamento da empresa ou na Autoescola Acadêmica.
Outras necessidades da empresa poderão ser avaliadas e ministradas nestes cursos.

Avaliação Admissional Prática para Empresas

Este trabalho tem o objetivo de preencher a lacuna existente entre contratar um motorista e verificar se ele está apto a exercer a função.Os testes são elaborados por profissionais treinados para esta atividade tanto no conhecimento teórico quanto prático, conforme a necessidade de sua empresa.Também é realizado um laudo psicológico após a avaliação, comprovando ou não a real capacidade do candidato para o exercício da profissão de motorista.Algumas empresas que participaram:

Centralcar Mecânica
Car Wash
Kraft Foods
Sulplast
Mondeléz International
Grupo Setrata
Ambev

Transferência de Prontuário para o Paraná

Transfira a sua CNH para o PR
Registrar no Estado do Paraná o prontuário do condutor oriundo de outro estado, após ter sido realizado a solicitação da transferência do prontuário.Documentos Necessários:
CNH ou Documento Oficial com foto e CPF. (Clique e conheça as normas do Detran/PR)

Comprovante original de residência (conta de água, luz ou telefone) emitido há no máximo 90 dias. Portaria n° 533/2011 - DG.

A captura da imagem (foto) e a coleta da digital (Biometria), será realizada no DETRAN/PR após a confirmação do pagamento da guia.