Dicas

Dicas para realizar um bom exame prático de direção

1. Saiba o momento certo de marcar o exame prático

Dificilmente você passará em um exame sem dominar as funções básicas do carro (domínio da direção, controle de embreagem, e conhecimento das normas de circulação e sinalização). O exame do DETRAN não é loteria, e tentar a sorte só irá fazer você se frustrar, perder tempo e dinheiro.

2. Faça uma lista

Anote em uma folha ou caderno todas as coisas que você não poderá esquecer na hora do exame, suas maiores dificuldade e algumas dicas recebidas do instrutor durante as aulas, memorize todos os dias ao acordar e antes de dormir até chegar o dia do exame.

3. Tenha uma boa noite de sono

Durma bem a noite que antecede o exame, isso ajuda a diminuir o estresse.

4. Cuidado com a alimentação

Evite comer em excesso alimentos de difícil digestão horas antes do exame prático, faça refeições leves e nutritivas, uma pequena complicação intestinal pode acabar com seu exame.

5. Esqueça o examinador

A função do examinador não é te prejudicar e sim analisar se você tem condições de conduzir um veículo. Por isso o que você deve fazer é demonstrar para ele que está apto a dirigir.

6. Esqueça os paradigmas

Esqueça frases como “É mais difícil passar no primeiro exame”, “Quando você é reprovado muitas vezes, eles te ajudam” ou “Aquele examinador não passa ninguém”, não coloque a culpa de sua reprovação em fatores externos, se você fizer o que deve ser feito certamente vai ser aprovado.

7. Relaxe um pouco antes do exame

Uma dica preciosa é parar alguns minutos antes do exame prático e mentalizar coisas positivas, imagine você fazendo tudo certo na hora do exame e recebendo a aprovação do examinador. Mentalize isso até a hora que você entrar no carro. Isso, além de focar você no resultado positivo, vai evitar a tensão que antecede o exame.

8. Concentre-se apenas no exame

Esqueça do seu instrutor, das pessoas que estão torcendo por você ou no que vai acontecer se você for reprovado, foque apenas no exame e no que deve ser feito.

9. Vista-se adequadamente

Use roupas leves e confortáveis. Não esqueça que é proibido chinelo na hora do exame.

10. Chegue ao local com antecedência

Chegue antes ao local para evitar atrasos ou correria, este tipo de situação acaba deixando você estressado antes mesmo de iniciar o exame.

11. Cuidado com a ansiedade

Grande parte das pessoas são reprovadas após terem feito a maior parte do exame. Depois de ter passado pelas etapas mais difíceis o desejo de terminar tudo e sair do carro aprovado acaba causando uma desatenção na ultima etapa do exame, e você deixa de conseguir sua habilitação depois de ter feito a maior parte correta.

Dicas para iniciantes

1. Esteja à vontade

Durante as aulas de direção, use roupas confortáveis. É muito importante que você esteja à vontade.

2. Fique tranquilo

Não fique nervoso durante a aula. O instrutor está sempre ao lado, atento para qualquer situação.

3. Encontre uma posição confortável

Coloque o banco em uma posição confortável onde você se sinta seguro. O seu braço não deverá ficar totalmente estendido, nem muito flexionado.

4. Dirija com calma

Tenha calma desde o começo. Arrancar de maneira brusca reduz a vida útil de engrenagens, pneus e embreagem.

5. Antes de tirar a carta, só dirija o carro da autoescola

Não dirija em um carro qualquer antes de tirar a carteira. O carro da autoescola é especialmente equipado com duplo comando de freio e embreagem para uma maior segurança.

6. Respeite os pedestres

Lembre-se de como é ser um pedestre. Respeitar as pessoas que estão caminhando é muito importante.

7. Dê atenção ao livro teórico

Leia com atenção a apostila das aulas teóricas. Lá estão muitas regras importantes que você deve levar adiante na sua vida de motorista.

8. Seja pontual

Seja pontual. Não desperdice o tempo das suas aulas e não chegue atrasado aos testes, pois atrasos não são tolerados.

9. Reconheça suas dificuldades

Respeite as suas dificuldades. Não adianta forçar o aprendizado, isso apenas aumenta o nervosismo e o prejudica como aluno.

10. Mantenha a atenção

Preste atenção. Aprender a dirigir traz grandes responsabilidades, é por isso que o processo é rigoroso.

11. Regule os retrovisores

Mantenha os retrovisores ajustados. Para dirigir bem, você deve se sentir seguro a respeito do que consegue ver.

12. Sono e direção não combinam

Não dirija com sono. Esteja sempre atento e bem acordado, afinal, você pode provocar um acidente se dormir ou tiver os reflexos diminuídos ao volante.

13. Se beber, não dirija!

Nunca ingira bebida alcoólica antes de dirigir. O álcool diminui os reflexos e prejudica seu desempenho, prejudicando você e as pessoas ao seu redor.

14. Firmeza ao dirigir

Mantenha as duas mãos no volante. Essa atitude dá maior firmeza e segurança ao dirigir.